Receitas da África do Sul

Para mim, qualquer coisa é pretexto para inovar o cardápio e experimentar novas receitas. A Copa do Mundo na África do Sul é um ótimo motivo para isto.

A gastronomia sulafricana é exótica e apimentada. Apelidada de “Cozinha Arcoíris”, ela sofreu influência dos ex colonizadores holandeses e ingleses, de imigrantes da Índia, Malásia, Java e de seus vizinhos  de Moçambique, ex colonia portuguesa. No cardápio,  carne exóticas – para nós – como antílope, avestruz, javali e crocodilo. Mas porco, carneiro, boi e frango são consumidos habitualmente.

Convide parentes e amigos para assistir a um dos jogos, entre no clima e prepare esta receita de Bobotie com Arroz Amarelo – Geelrys. Ela já é saborosa no nome e ainda mais à mesa. A receita original é feita com carne de carneiro ou de cordeiro. Mas você pode substituir por carne bovina. Fácil de fazer e barato, Bobotie é o prato preferido de Nelson Mandela!

 Bobotie

               

Ingredientes para 8 pessoas

1,5 kg de Patinho ou Coxão Mole moído ou Carne de Cordeiro/150 ml de Leite Integral/1 Pão Francês pequeno sem casca/3 Cebolas médias  picadas grosseiramente/1,5 colher de sopa de Curry em Pó (Use curry “hot” se quiser um prato mais picante ou misture o hot (forte) com o “mild” (pouco apimentado), se preferir menos apimentado)/3/4 de xícara de chá de Vinagre de Vinho Tinto/1 Pimenta Dedo de Moça pequena, sem sementes e bem picada(opcional)/1,5 colher de sopa de Suco de Limão/1,5 colher de chá de Açúcar Mascavo/1,5 colher de sopa de Mango Chutney/4 Ovos/2 dentes de alho pequenos bem picados/8 folhasde louro/12 amêndoas sem casca fatiadas no sentido do comprido (opcional)/1 Laranja Pera ou Bahia com casca e 1 Limão Siciliano com casca cortados em rodelas finas/4 colheres de sopa de Óleo/Sal a gosto

Preparo

Aqueça o forno a 150 graus. Coloque o pão de molho em um pouco de leite. Aqueça o óleo numa panela grande, adicione a cebola, o alho e o curry e refogue em fogo médio por cerca de 4 minutos, mexendo sempre. Junte a carne, tempere com sal a gosto e refogue até que esteja quase cozida. Esprema o pão com as mãos, desmanche-o grosseiramente, descarte o leite e adicione à panela o pão desmanchado, vinagre, suco de limão, açúcar, chutney e pimenta dedo de moça. Se preferir um prato menos picante coloque apenas um pouquinho da pimenta picada. Misture bem e refogue por 2 a 3 minutos, mexendo sempre. Prove e corrija o tempero e retire do fogo. Disponha 4 folhas de louro, 3 rodelas de laranja e 3 de limão no fundo de um refratário médio. Espalhe o preparado de carne no refratário, decore os lados com fatias de laranja e limão, afundando as rodelas de modo que só apareça 1/3 delas e reservando 2 bonitas rodelas de cada fruta para a decoração. Se for usar as amêndoas, espalhe por cima agora. Bata os ovos com o leite, tempere com sal a gosto e derrame sobre o preparado de carne. Decore a superfície com 4 folhas de louro e as rodelas de limão e laranja reservadas. Leve ao forno, sem cobrir, por cerca de 30 minutos ou até que os ovos estejam cozidos mas não ressecados. Retire do forno e sirva com Arroz Amarelo e Mango Chutney à parte.

Arroz Amarelo (Geelrys)                                

Ingredientes                           

2 xícaras de chá de Arroz cru lavado/1 colher de sopa rasa de Açúcar/1 colher de chá cheia de Cúrcuma em pó/1 colher de chá de casca de Limão, só a parte verde/2 colheres de sopa de Manteiga sem sal/Meia colher de chá de canela em pó// 1 pau de Canela grande/1 xícara de chá de Passas sem caroço/Sal e Pimenta do Reino a gosto.
 Preparo

Ferva cerca de 6 xícaras de chá de água. Quando a água estiver fervendo junte todos os ingredientes menos o arroz, as passas e a manteiga. Deixe ferver até que o açúcar esteja completamente dissolvido, mexendo sempre. Derreta a manteiga numa panela grande não muito grossa, adicione o arroz e refogue  mexendo sempre, até que todos os grãos estejam envoltos na gordura. Junte a água com os temperos, tempere com sal e pimenta do reino e cozinhe o arroz normalmente. Quando o arroz estive seco e cozido, retire do fogo e deixe descansar tampado por 10 minutos. Remova a casca de limão e o pau de canela, afofe o arroz com um garfo, junte as passas, misture bem, coloque numa travessa e decore com um bonito pau de canela. Sirva bem quente, acompanhando o Bobotie.


Filed Under Comidas para a Copa do Mundo de Futebol, Garfo e Faca, Receitas

Comments

Got something to say?